National Cheesecake Day


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Surgida na Grécia e consagrada nos Estados Unidos, hoje é o dia da Cheesecake! Por isso, além do fato de ela ser indiscutivelmente gostosa, vamos falar um pouco sobre ela.

Considerada uma boa fonte de energia, foi servida aos atletas durante os primeiros Jogos Olímpicos na Ilha de Delos, em 776 a.C. A cheesecake também era muito usada como bolo de casamento. Antigamente, era feita com farinha de trigo, mel e queijo que eram misturados e formavam um bolo que era cozido.

A receita logo caiu na graça dos Romanos (conquistaram a Grécia), que passaram a oferecê-la aos Deuses. Com o avanço e expansão do Império Romano, essa torta de queijo se espalhou pelo continente Europeu e chegou a outros países como França e Grã-Bretanha, sofrendo influências de suas cozinhas. Ela chegou à América por volta do Século 18, mas seu sucesso se deu por volta dos anos 70 nos Estados Unidos, e até hoje é uma das sobremesas mais populares de Nova Iorque.

Seu ingrediente principal é o queijo, mas nem de longe o Cream Cheese era utilizado, na verdade eram usados diversos tipos de queijos sendo o mais famoso o Francês Neufchâtel. Porém, na tentativa de reproduzir esse queijo, o americano William Lawrence desenvolveu acidentalmente o Cream cheese, que hoje é o mais famoso e utilizado nesta receita. Ele começou a vender seu queijo cremoso envolto em papel alumínio e deu o nome de Philadelphia, criando a marca que hoje é a maior produtora de cream cheese no mundo.

Vamos mostrar a receita à moda de Nova Iorque.

Ingredientes:

25 Biscoitos tipo maisena;

50g de Manteiga;

1Kg de Cream cheese;

200g de Açúcar;

6 Ovos;

2 Colheres (café) de fécula de milho.

Modo de preparo:

No processador, bata as bolachas com a manteiga até obter uma massa macia;

Com essa massa, forre o fundo de uma assadeira redonda de fundo removível;

Em seguida, asse-a em forno pré aquecido a 150°C por 5 minutos, aproximadamente;

À parte, misture o cream cheese, o açúcar, os ovos e a fécula de milho;

Retire a assadeira do forno;

Despeje essa mistura cremosa sobre a massa e leve ao forno em banho-maria a 150°C por cerca de 1h e 45 minutos;

Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.

Obs: Esta é a mais conhecida receita de cheesecake. Costuma ser coberta por frutas frescas, caldas, geleias e raspas de chocolate.