Manteiga, margarina ou azeite?


Afinal, qual o melhor para a saúde? Hoje vamos falar um pouco sobre cada um deles e explicar bem suas propriedades.

Antigamente se consumia muita manteiga, banha de porco e outras gorduras naturais, com o tempo, a indústria começou a propagar que estes alimentos são danosos ao organismo, e que as gorduras vegetais são melhores e mais saudáveis. Porém, com novos estudos isso foi desmistificado.

Nosso organismo precisa de ômega-3 e ômega-6 em quantidades aproximadamente iguais, ou seja, 1 para 1. Esse resultado se obtém através do consumo de alimentos naturais, ao contrário dos alimentos produzidos pela indústria, como a margarina e outros óleos vegetais, onde a quantidade de ômega-6 é muito maior, causando um desequilíbrio.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Comecemos pela margarina. Ela é o pior dos três, já que passa por vários processos químicos, resultando em uma gordura vegetal hidrogenada, ou como vocês provavelmente a conhecem: gordura trans. Para continuar vendendo e propagando o produto, a indústria vem modificando sua composição, misturando outras gorduras também prejudiciais à saúde. A margarina é nociva ao coração, em mulheres, ela aumenta em mais de 50% o risco de desenvolver doenças coronarianas. Além de aumentar a glicose no sangue, podendo levar a uma diabetes, ela diminui o HDL (colesterol bom) e aumenta o LDL (colesterol ruim).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A manteiga, diferente da margarina é feita de ingredientes naturais, composta geralmente de leite e sal. Apesar de ser uma gordura e ter colesterol, existe uma opção saudável que pode ser feita a partir da manteiga, a ghee. Muito usada na cozinha Indiana (medicina Ayurveda) , a ghee é a manteiga clarificada, onde as toxinas, gordura saturada e lactose são removidas. Por não conter sal, nem lactose, é uma excelente alternativa para hipertensos e intolerantes ao leite. Diferente da manteiga, ela aguenta altas temperaturas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O azeite é o melhor de todos! Apesar de não suportar altas temperaturas, é muito saudável e possui inúmeros benefícios, como o fato de ter ação antioxidante, proteger o coração e o cérebro, reduzir o mau colesterol e outras coisas.  Escolha, de preferência, os extra virgem com baixa acidez (até 0,5%). Se quiser, faça um azeite com ervas nas formas de gelo e use quando preferir.