Dia Nacional da Piña Colada


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Além do dia internacional da Pizza, ontem, 10 de Julho foi também comemorado o Dia Nacional da Piña Colada, em Porto Rico. Existem muitas histórias sobre esse drink e alguns barman porto-riquenhos contestam a “criação” da bebida.

Uma das versões conta que a Piña Colada foi criada no bar Beachcomber, dentro do hotel Hilton do Caribe, em Porto Rico no ano de 1954 por Ramón “Monchito” Marrero Pérez, que supostamente passou 3 meses testando diversas combinações e diferentes quantidades dos ingredientes, até que chegou a receita “perfeita”. Porém, o restaurante Barrachina, também em Porto Rico, tem uma placa na entrada informando que a Piña Colada foi criada lá, em 1963, por Ramon Portas Mingot.

Embora a versão do Hotel Hilton seja a mais contada, há ainda outra história sobre a origem deste drink delicioso. Nela, conta-se que a Piña Colada surgiu da falta de um ingrediente na preparação do coquetel conhecido como Coco-Loco, em que a bebida era servida dentro do coco. O espanhol Ricardo Garcia resolveu improvisar o “copo” de coco substituindo-o por um abacaxi, que logo fez sucesso.

Com tantas histórias, fica difícil saber qual a real origem e quem fez primeiro a Piña Colada, o importante é que ela logo se tornou um dos coquetéis mais famosos de Porto Rico, e desde 1978, é o drink oficial do país, com um sabor exótico e tropical, é a combinação perfeita com as praias caribenhas.

Aqui vai a receita da Piña Colada.

Ingredientes:

60 ml de rum branco;

30 ml de leite de coco;

90 ml de suco de abacaxi;

1 xícara de gelo picado;

1 fatia de abacaxi  (para decorar).

Modo de preparo:

Coloque o gelo picado no liquidificador;

Adicione o leite de coco, o rum e o suco de abacaxi;

Em seguida, bata os ingredientes até que estejam bem misturados;

Despeje a piña colada em um copo e decore o drink com a fatia de abacaxi no copo.

Obs: Se preferir, decore com uma cereja.