Fondue de Queijo


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O inverno chegou e com ele veio também chuvas e temperaturas mais baixas, por isso hoje vamos falar de um prato muito consumido no inverno, a fondue.

A Fondue tem origem Suíça e seu nome deriva da palavra “fondre”, que em francês significa derreter. A receita mais antiga de que se tem notícia foi encontrada em um livro de culinária de 1699, em Zurique e é originalmente feita com os queijos Emmental e Gruyère onde é acrescido vinho ou a Kirsch (alemã) que vai acompanhada de pedaços de pão. Porém, outras regiões da Suíça utilizam seus próprios queijos e vinhos.

Ela surgiu durante os frios invernos alpinos, quando as montanhas e os vales ficavam cobertos pela neve e as vilas ficavam isoladas, assim, o abastecimento de alimentos frescos não era possível, por isso os produtos mais comuns eram o queijo, o pão e o vinho. Na década de 1950 a fondue entrou nas cozinhas do exército suíço, tornando-se assim conhecida dos soldados, que levaram esta receita para suas casas. Até hoje, a preparação da fondue é considerada como uma “coisa de homem” na Suíça.

Além da fondue de queijo, existem outras variações, como a fondue de chocolate e carne, além da fondue chinesa (fondue chinoise) – feita à base de carnes, peixes e legumes, fervidos num caldo de carne com diversas especiarias -, a japonesa (sukiyaki) e a vietnamita.

O de chocolate, por exemplo, foi criado na década de 1950 pelo chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York e surgiu para complementar a de queijo, como sobremesa. A fondue de carne, que nada mais é que uma panela com óleo em que cada pessoa frita pedaços de carne vem da Borgonha, e por isso, chama-se bourguignonne. Ela é servida acompanhada de diversos molhos.

Vamos à receita de Fondue

Ingredientes:

1 Dente de alho amassado;

300ml de Vinho branco seco;

1 Colher (chá) de suco de limão coado;

425g de Queijo Gruyère picado;

200g de queijo Emmental ralado;

1 Colher (sopa) de amido de milho;

3 Colheres (sopa) de Kirsch, Gin ou Vodka;

1 Pitada de noz moscada ralada;

1 Pitada de pimenta do reino branca moída.

Modo de preparo:

Esfregue o dente de alho amassado na panela de fondue;

Em outra panela, leve o vinho e o suco de limão ao fogo até reduzir um pouco;

Vá acrescentando os queijos aos poucos mexendo sempre até derreter;

Junte o kirsch com o amido de milho à mistura, mexa por aproximadamente 2 minutos (ou até engrossar o creme de queijo);

Tempere com pimenta e noz moscada;

Transfira a mistura para a panela de fondue e sirva.

Obs: Ponha cerca de 250g de pão francês dormido para cada pessoa; Cada pessoa deve ter seu próprio garfo para mergulhar o pão na fondue.

Obs2: Se quiser, utilize outros queijos.