Pão de Queijo


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Hoje a receita vem do aconchego de Minas Gerais, o famoso pão de queijo – como é chamado -, é na verdade um biscoito de polvilho (doce ou azedo), que leva também em sua receita ovos, sal, gordura vegetal e queijo, havendo algumas variações.

Sua história vem do século XVIII, onde nas casas de engenho era difícil se encontrar farinha, pois não era um insumo produzido no país, então, como os índios já conheciam a mandioca, e ela era a base da sua alimentação, começou-se a se produzir nos engenhos o “pão” com polvilho e com sobras de queijos que endureciam, surgindo assim o pão de queijo tão apreciado por muitos, tanto no Brasil, quanto no exterior. Hoje, ele é exportado para toda a América Latina, EUA, Europa e Japão.

Aqui vai a receita do Pão de Queijo

Ingredientes:

1Kg de Polvilho doce;

2 xícaras de Leite;

1 xícara de Manteiga derretida;

Sal;

1Kg de Queijo Minas curado ralado;

5 a 6 Ovos.

Modo de Preparo:

Leve ao fogo a manteiga e o leite e deixe ferver;

Em seguida, escalde o polvilho misturando-o na manteiga com leite fervidos até que vire uma “goma” e deixe esfriar;

Coloque o queijo Minas ralado e os ovos;

Sove bem fazendo bolinhas;

Leve ao forno de 30 a 40 minutos à 180°C (varia dependendo do forno).

Obs: Existem duas maneiras de se congelar pão de queijo, com ele ainda cru, ou assado.

Assado: Se você decidir congelar depois de assado, retire do forno e espere esfriar, em seguida coloque em sacos de congelamento (para não ressecarem). Para descongelar os pães de queijo, é só retirá-los do congelador e deixá-los descongelar. O ideal é que você inicie o processo de descongelamento pela geladeira para não causar uma mudança drástica de temperatura.

Cru: Se você decidir congelar os pães de queijo ainda crus, disponha-os em uma forma (igual a que você levaria ao forno) e leve ao congelador, quando estiverem congelador, coloque-os em sacos de congelamento (para evitar que ressequem). Para assá-los, não precisa descongelar, leve-os ao forno à 180°C até que cresçam e fiquem dourados.