Alfajor


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Legado Árabe deixado na Espanha no século VIII e mais tarde trazido às suas colônias da América, o Alfajor já conquistou inúmeras pessoas. Tendo o doce de leite como sua marca, ele é irresistível e hoje muito apreciado pelos nossos “Hermanos” Argentinos, que praticamente o tornaram um doce típico do país.

A palavra alfajor vem do árabe “al-hasu”, que significa “o recheio”. Dali derivou para “alajú” (o alhajú) e mais recentemente para alfajor.

Na Espanha, ele é tradicional de Andaluzia (O seu nome provém de Al-Andalus, nome que os muçulmanos davam à Península Ibérica no século VIII), que era a porta de saída para a América. Os primeiros registros de sua presença na América foram feitos no Peru e na Venezuela, e serviam de alimento às tropas do exército espanhol.

Originalmente feito com massa de mel, amêndoas, pão moído, cravo, canela e anis estrelado, tem sido feito na América do sul há mais de 130 anos e se adaptado ao gosto de cada região, entre Argentina, Chile, Peru, Uruguai e outros.

Na Argentina, se atribui à cidade de Córdova (ou Córdoba) a sua origem no país, onde em redutos religiosos, eram feitos bolos quadrados unidos por doce de leite e cobertos com açúcar conhecidos como tableta. Seu pioneiro foi um químico conhecido como Augusto Chammas, que montou uma empresa familiar fabricante de doces e compotas e fabricava o alfajor no formato como hoje ele é conhecido, redondo.

Veja abaixo a receita

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ingredientes:

100g de Manteiga sem sal;

100g de Açúcar refinado;

220g de Farinha de trigo;

70g de Amido de milho;

1 Ovo;

1 Gema;

1 Colher (sopa) de mel;

1 Colher (chá) de fermento químico;

1 Colher (café) de essência de baunilha;

Doce de leite.

Modo de Preparo:

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro e fofo;

Acrescente o ovo e a gema;

Peneire à parte, a farinha, o amido e o fermento em um bowl;

Acrescente ao creme de manteiga aos poucos e coloque os demais ingredientes até que forme uma massa lisa e macia que desprenda das mãos;

Deixe a massa descansar por cerca de 1 hora em refrigeração;

Abra a massa com um rolo, corte discos e leve ao forno pré aquecido (180°C) por cerca de 5 minutos, sem deixar dourar demais;

Retire do forno e deixe esfriar na própria assadeira;

Una dois biscoitos com o doce de leite.

Obs: Se desejar, banhe o alfajor no chocolate derretido e deixe secar, ou cubra com coco ralado.