Panelas (Parte 2)


Olá pessoal! Hoje, vamos dar continuidade ao primeiro post sobre as panelas, seus prós e contras. Se você não viu o post anterior sobre este assunto, clique aqui.

Espero que gostem!

  • Barro

    Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

Prós: A panela feita com este tipo de material é muito apreciada para pratos regionais no Brasil, pois, possuem como característica a excelente retenção do calor, sendo, portanto, muito utilizada para servir pratos que necessitem de calor constante.

Contras: Deve-se tomar um cuidado muito grande antes de utilizá-la, pois é altamente porosa e passível de ser um foco de contaminação por microorganismos. É necessário prepará-la antes de sua utilização, fazendo uma curagem, ou seja, untar, encher de água e levar ao forno (180 C) por 2 horas no mínimo, esfriar, e repetir a operação.

  • VidroPanela de Vidro

Prós: A vantagem dessa panela é não transferir qualquer tipo de resíduo para os alimentos, além de concentrar bastante calor.

Contras: O grande problema é a falta de praticidade, pois só permite cozimento com líquido ou vapor, além de quebrar com facilidade. Seu aquecimento não é homogêneo e o cabo também costuma esquentar.

  • CobrePanela de Cobre

Prós: É resistente à corrosão, além de transmitir o calor de forma rápida e homogênea.

Contras: O metal migra facilmente para qualquer alimento que entre em contato com ele. E consumido em pequenas quantidades, pode produzir náuseas, vômitos e diarreia. Já uma ingestão contínua pode provocar dores nas juntas, causar lesões renais e até cerebrais.

  • CerâmicaPanela de Cerâmica

Prós: Suporta bem a lavagem após o uso e é de fácil manuseio.

Contras: Deve-se sempre a observar bem por dentro, pois a pintura pode conter chumbo e cádmio, elementos altamente tóxicos.

  • FerroPanela de Ferro

Prós: Seu uso regular foi relacionado com a prevenção e o tratamento da anemia. Por outro lado, esse tipo de panelas também pode alterar algumas características dos alimentos, como a cor e o sabor.

Contras: Evitar armazenar comida nela, devido ao aumento na concentração de ferro, levando a distúrbios gastrointestinais, como a diarreia. Além de serem pesadas e manterem-se quentes por muito tempo.

  • BambuPanela de Bambu

Prós: É feita com material natural, o bambu, esse tipo de panela é ótima para a saúde, pois não libera elementos tóxicos ao organismo quando colocados em temperaturas elevadas.

Contras: É preciso certo cuidado em relação aos fungos, pois o bambu é um material propício para a proliferação de fungos e bactérias, assim, após o uso da panela, é necessário lavá-la e higieniza-la bem, e depois deixar para secar por várias horas em lugar ventilado.