Gastrô na Copa


Carneiro ao molho de cerveja escura com purê de mandioquinha e espinafre e coulis de cenoura. #GastrôNaCopa #Holanda #DiariodePernambuco

Carneiro ao molho de cerveja escura com purê de mandioquinha e espinafre e coulis de cenoura. (Foto: Blenda Souto Maior/ DP/D.A. Press)

Gastrô na Copa (2014)

Há um ano, realizei um projeto pela Faculdade Senac Pernambuco em parceria com o jornal Diário de Pernambuco para a Copa do Mundo no Brasil.

O jornal trazia uma disputa entre as seleções que iriam se enfrentar na primeira fase Copa, divulgando a gastronomia dos países participantes. Nossa equipe ficou responsável por estudar, pesquisar e elaborar um prato da gastronomia Holandesa, que nesta disputa, enfrentou a Espanha. Durante uma semana, ambos os menus ficaram disponíveis no restaurante-escola do Senac PE.

A cozinha holandesa é particularmente inspirada na fazenda, por isso seus pratos são muitas vezes saudáveis e nutritivos, adaptados para o trabalho predominantemente físico que o holandês fez no passado.

A culinária da Holanda é simples e rústica. Apresenta pratos à base de batata, legumes e carne, basicamente. É muito conhecida também pelos queijos, alguns muitos populares, como o Gouda, o Edam e o Leyden. Peixe é consumido em grande quantidade. Este país tem uma longa costa e uma importante indústria pesqueira. Seus produtos marinhos proveem do mar do Norte.

Sobre o Prato:

O prato foi pensado para não só aproveitar os principais ingredientes da Holanda, como também, dar um destaque na mistura de cores, o verde do espinafre por ser um legume muito consumido por lá, e o laranja do coulis de cenoura para destacar as cores da corte de Orange da Holanda. Por último, a cerveja pela tradição muito marcante do país. No vídeo abaixo, a partir de 2m:38s, tem um resumo do preparo do prato. Mas todos os ingredientes e modo de preparo, você pode conferir na receita.